Nível: Aperfeiçoamento
Situação: Concluído
Objetivo Geral
Possibilitar a formação continuada de professores que atuam nas comunidades remanescentes de quilombos ou atendam a alunos oriundos dessas comunidades, visando à valorização e à afirmação dos valores étnico-Raciais na escola, proporcionando instrumentos teóricos e conceituais necessários para compreender e refletir criticamente sobre a educação nas comunidades.
Objetivos Específicos
Levar os cursistas a compreender que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnico-raciais distintos, que possuem cultura e história próprias, igualmente valiosas e que em conjunto constroem, na nação brasileira, sua história; Garantir que os conteúdos e a metodologia de ensino usada nos projetos de formação continuada possam oportunizar aos cursistas a elaboração de intervenção didático-pedagógica na educação básica e principalmente na elaboração de um Projeto Pedagógico condizente com a realidade da escola e da comunidade; Traduzir e transformar as novas condições históricas e culturais vividas por sua comunidade em currículo para a escola; materiais didáticos e paradidáticos veiculados por meio dos sistemas de ensino; Possibilitar que os/as cursistas analisem criticamente e selecionem materiais didáticos e paradidáticos distribuídos pelos programas federais, pelo sistema de ensino, bem como outros que possam ser adotados pelas escolas; Contribuir para a análise crítica do papel da escola em relação a comunidade remanescente de quilombo onde está inserida e suas inserções no contexto nacional; Contribuir para a construção do conceito de identidade e pertencimento de ser quilombola; Possibilitar aos professores materiais didáticos e metodologia especifica a fim de atender as classes multisseriadas.
Carga-horária
200h
Coordenador: Linconly Jesus Alencar
E-mail: linconly.jesus@ufersa.edu.br