Início do cabeçalho do portal da UFERSA

NEaD

Apresentação

O Curso de Licenciatura em Física da UFERSA nasce para atender a necessidade da região do semi-árido por professores formados, aptos a contribuírem com o desenvolvimento da educação na região, em particular na educação básica e imbuídos de uma preocupação constante com a aprendizagem dos alunos. A política do curso é de fortalecimento das linhas de atuação dos professores, estimulando o aperfeiçoamento contínuo de seus processos de ensino, considerando que cada profissional possui, dentro das especificidades de sua formação, uma contribuição ímpar a dar na construção do curso, do conhecimento e do desenvolvimento. Assim, vê-se na diversidade de pensamentos e competências uma fortaleza, na desfragmentação do conhecimento uma necessidade e no desenvolvimento do Semi-Árido uma causa.

O curso

O estudante deverá cumprir, obrigatoriamente, uma carga horária mínima de 3200 horas de efetivo trabalho acadêmico, como define a Resolução Conselho Nacional de Educação (CNE) – Ministério da Educação (MEC) nº 2 de 1º de julho de 2015 em seu Art. 13. Essa carga horária compreende: 400 horas de prática como componente curricular; 400 horas dedicadas ao Estágio Supervisionado; 2.200 horas dedicadas às atividades formativas estruturadas  e 200 horas de atividades teórico-práticas. Os componentes curriculares obrigatórios são aqueles indispensáveis à habilitação profissional. Os componentes curriculares específicos têm por finalidade complementar a formação do estudante nas áreas de conhecimento da Física, de forma a integralizar uma carga horária mínima estabelecida. O Curso aprovado pela Resolução CONSEPE/UFERSA nº 013/2009 de 23 de dezembro de 2009 está com seu Projeto Pedagógico de Curso em fase de atualização para atender aos requisitos propostos pela resolução MEC/CNE.

O mercado de trabalho

O curso de Licenciatura em Física destina-se a atender necessariamente a rede escolar e qualificar aqueles que nela já estão inseridos. Porém, percebe-se que o mercado de trabalho para o licenciado possui atuação acentuada no magistério em instituições de ensino públicas ou privadas, dedicadas ao ensino Fundamental, Médio e Superior. A Física está presente na formação básica escolar. Aparece junto com as Ciências, no Ensino Fundamental e como disciplina isolada no Ensino Médio. Esse fato garante um amplo mercado de trabalho para os licenciados nesse curso. O magistério superior, embora seja uma opção que exige outras qualificações, é um mercado de trabalho atrativo para os licenciados em Física que podem engajar-se em atividades de pesquisa e extensão como bolsistas, ou mesmo dar seguimento à formação em outros níveis, como a especialização, o mestrado e o doutorado, que favorecem a inserção nas atividades presentes nas universidades.

Previsão de oferta: 2017.1

Estrutura Curricular (download)

Projeto Pedagógico (download)

Portaria de Eleição de Coordenação

 

Coordenador(a): Luciana Angélica da Silva Nunes

E-mail: lucangelica@ufersa.edu.br

E-mail da coordenação: coordenacaofisica.nead@ufersa.edu.br

Vice-coordenador(a): Geovani Ferreira Barbosa

E-mail: gferreira@ufersa.edu.br

26 de janeiro de 2017. Visualizações: 18120. Última modificação: 09/04/2024 13:18:00