Nível: Especialização

Situação: Concluído

Objetivo geral

Promover a formação continuada de docentes da educação básica para atuação nas salas de Atendimento Educacional Especializado – AEE da rede pública de ensino.

Objetivos específicos

Desenvolver aprendizagens significativas, mediante o contexto educacional dos docentes, a fim de promover discussões e condutas flexíveis que envolvam a prática docente; Promover a apropriação de conhecimentos que possam levar os docentes da educação básica a refletir sobre suas práticas e reorganizá-las numa perspectiva inclusiva; Instigar a aprendizagem colaborativa e participativa, promovendo transformações educacionais no currículo, nas práticas, nos espaços físicos e nas atitudes que envolvem toda a instituição escolar.

Docentes da educação básica da rede pública do país.

Perfil do egresso

O egresso do curso de especialização em AEE estará capacitado a realizar atendimentos nas salas de recursos multifuncionais das escolas de educação básica, favorecendo o aprendizado, a socialização e a autonomia dos educandos com necessidades educacionais especiais e com deficiência. Para tanto, ele deverá ser capaz de elaborar planos de AEE para cada um dos alunos que estiverem frequentando a sala de recursos multifuncionais. Também deverá atuar junto aos demais docentes, visando orientá-los na adoção de metodologias que eliminem ou minimizem as barreiras para inclusão desses alunos, para que estes possam se desenvolver com a qualidade desejada. O curso deverá capacitá-los, ainda, a compreender a proposta de Educação Inclusiva, disseminando-a em sua escola, junto aos demais docentes e discentes, à gestão da escola e à comunidade (famílias dos estudantes).

Coordenador: Francisco Varder Braga Junior

25 de janeiro de 2017. Visualizações: 18053. Última modificação: 10/02/2021 13:49:11