Início do cabeçalho do portal da UFERSA

NEaD

03-07-2012-nead-08

O Núcleo de Educação a Distância – NEaD/UFERSA foi institucionalizado a partir da resolução CONSEPE/UFERSA Nº 007/2010, de 19 de agosto de 2010, que cria o Núcleo na estrutura organizacional da Pró-reitoria de Graduação e aprova o seu regimento. O NEaD se caracteriza como o setor que coordena e executa as ações de formação à distância na UFERSA por meio do apoio pedagógico e tecnológico aos departamentos ofertantes de cursos nesta modalidade, além de outros serviços.

Sua estrutura administrativa está organizada em setores compostos por uma equipe multidisciplinar atuando em diversas áreas de conhecimento, com o objetivo de oferecer suporte desde a concepção de um curso à distância, passando por sua execução e consolidação, ofertando estrutura pedagógica, tecnológica e suporte aos alunos e professores envolvidos.

Fachada do Prédio da Reitoria, onde localiza-se o NEaD/UFERSA

Fisicamente o NEaD está localizado no lado leste do Campus Mossoró da UFERSA, em uma estrutura renovada, dispondo de salas para cada setor (acadêmico-pedagógico, produção de material didático, administrativo-financeiro e coordenação geral), estúdio de gravação, sala de reuniões e laboratório de informática.

Estrutura física do NEaD/UFERSA

Estrutura física do NEaD/UFERSA

Atualmente, o NEaD dispõe de diversos cursos de Graduação e Pós-Graduação ofertados em todas as regiões do estado, atendendo também alunos de outras áreas do país. Entre os cursos de Graduação, podemos destacar:

No tocante a Pós-Graduação, dois cursos estão sendo executados atualmente e diversos outros já foram concluídos sob a responsabilidade e apoio do NEaD, com destaque:

Além da oferta de cursos, o NEaD oferece suporte tecnológico e operacional aos mais variados setores acadêmicos da Universidade, atuando em projetos de extensão, organização de eventos, suporte aos centros acadêmicos e programas de pós-graduação, disponibilização de componentes curriculares presenciais de forma virtual, cursos de formação, etc.

Sua atuação física se organiza através de oito polos de apoio presencial localizados em regiões estratégicas do Rio Grande do Norte, atendendo também discentes do Ceará e Paraíba, por exemplo.

Mapa de atuação do NEaD

O NEaD contribui de forma relevante com a interiorização e disseminação do Ensino Superior de qualidade e gratuito em todas as regiões do estado, proporcionando que os cidadãos não precisem se dirigir aos grandes centros urbanos ou deixem suas famílias, seus trabalhos e sua vida, em busca da tão sonhada qualificação profissional. Dessa forma, o conhecimento é disseminado de forma sustentável e pode ser aplicado em cada região, desenvolvendo as potencialidades daquela área de forma efetiva. Esse caráter social e inclusivo é presente em todas as ações de educação a distância e fortalecem a ideia e o propósito de um país mais justo e igualitário.

20 de abril de 2016. Visualizações: 11715. Última modificação: 17/01/2024 13:48:43