Início do cabeçalho do portal da UFERSA

NEaD

Apresentação

O curso de Licenciatura em Química à Distância da UFERSA visa atender a demanda de professores habilitados para atuar na Educação Básica e Superior em atividades de pesquisa dentro do ensino nas escolas e universidades da região do semiárido brasileiro, capacitar o profissional para realização de pesquisas e extensão em temas que envolvem a educação, ciência, tecnologia e o meio ambiente em áreas específicas de competência do Licenciado em Química.

O curso

A área da Química se constitui como a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, de suas características, de suas propriedades combinatórias, de processos de obtenção, de suas aplicações e de sua identificação. Na Licenciatura em Química à Distância da UFERSA o estudante deverá cumprir, obrigatoriamente, uma carga horária mínima de 3200 horas de efetivo trabalho acadêmico, como define a Resolução Conselho Nacional de Educação (CNE) -Ministério da Educação (MEC) nº 2 de 1º de julho de 2015 em seu Art. 13. Essa carga horária compreende: 400 horas de prática como componente curricular; 400 horas dedicadas ao Estágio Supervisionado; 2.200 horas dedicadas às atividades formativas estruturadas  e 200 horas de atividades teórico-práticas. Os componentes curriculares obrigatórios são aqueles indispensáveis à habilitação profissional. Os componentes curriculares específicos têm por finalidade complementar a formação do estudante nas áreas de conhecimento da Química, de forma a integralizar uma carga horária mínima estabelecida. O Curso aprovado pela Resolução CONSEPE/UFERSA nº 013/2009 de 23 de dezembro de 2009 está com seu Projeto Pedagógico de Curso em fase de atualização para atender aos requisitos propostos pela resolução MEC/CNE.

 

O mercado de trabalho

O licenciado em Química, além de atuar como docente no ensino Básico e na pesquisa, também pode atuar em diversos segmentos da indústria (RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 36 DE 25.04.1974) exercendo as seguintes atividades: Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito das atribuições respectivas; Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização, no âmbito das atribuições respectivas; Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos; elaboração de pareceres, laudos e atestados, no âmbito das atribuições respectivas; Desempenho de cargos e funções técnicas no âmbito das atribuições respectivas; Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos; Análise química e físico-química, químico-biológica, bromatológica, toxicológica e legal, padronização e controle de qualidade.

 

Coordenadora: Késia Kelly Vieira de Castro

E-mail: kesia.castro@ufersa.edu.br

E-mail da coordenação:  coordenacaoquimica.nead@ufersa.edu.br

Vice-coordenador: Zilvan Melo dos Santos

E-mail: zilvammelo@ufersa.edu.br

26 de janeiro de 2017. Visualizações: 18087. Última modificação: 18/09/2023 12:39:10