Início do cabeçalho do portal da UFERSA

NEaD

Computação OK

Apresentação

A Computação, de modo geral, refere-se ao desenvolvimento de soluções de problemas através da manipulação de um conjunto de dados de entrada segundo regras lógicas bem definidas. Dessa forma, o curso de Licenciatura em Computação a Distância da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA visa proporcionar a seus alunos um domínio teórico e prático da computação, bem como a formação continuada de seus profissionais. Logo, o profissional licenciado precisa estar em constante processo de aprendizagem, consciente dos métodos e tecnologias da Computação, em constante evolução, como também ter a capacidade de atuar na área de ensino, objetivando promover a aprendizagem dos alunos a partir de estratégias e métodos didáticos eficazes.

O curso

O curso é ofertado na modalidade à distância, desenvolvendo-se com encontros presenciais apenas para realizações de prova ou atividades extras nos polos de sua abrangência e atividades online (chats, fóruns, etc.), por meio do ambiente virtual de aprendizagem, o “Moodle”. Sua duração é de 4 anos, sendo ofertado nos polos das cidades de Caraúbas, Grossos, Guamaré, Marcelino Vieira, Natal e São Gonçalo do Amarante. A grade curricular contempla as áreas de Algoritmos e Estruturas de Dados, Linguagens de Programação, Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Rede de Computadores, Matemática Aplicada e Prática à Docência. Para sua conclusão, o aluno deverá cursar no mínimo um total de 3200 horas de efetivo trabalho acadêmico, como define a Resolução Conselho Nacional de Educação (CNE) -Ministério da Educação (MEC) nº 2 de 1º de julho de 2015 em seu Art. 13. Essa carga horária compreende: 400 horas de prática como componente curricular; 400 horas dedicadas ao Estágio Supervisionado; 2.200 horas dedicadas às atividades formativas estruturadas  e 200 horas de atividades teórico-práticas. Os componentes curriculares obrigatórios são aqueles indispensáveis à habilitação profissional. Os componentes curriculares específicos têm por finalidade complementar a formação do estudante nas áreas de conhecimento da Computação, de forma a integralizar uma carga horária mínima estabelecida. O Curso aprovado pela Resolução CONSEPE/UFERSA nº 013/2009 de 23 de dezembro de 2009 está com seu Projeto Pedagógico de Curso em fase de atualização para atender aos requisitos propostos pela resolução MEC/CNE.

Estrutura Curricular (download)

O Mercado de Trabalho

O profissional com formação em Licenciatura em Computação poderá atuar como professor no ensino fundamental e médio; trabalhar com produção de material didático; organização e administração de laboratórios de informática; pesquisa em tecnologia na área da Informática; desenvolvimento de software, inclusive softwares educacionais; elaboração e participação em projetos na área de Ensino a Distância; assessoria e serviço de suporte técnico às instituições em processos administrativos que impliquem utilização do computador.

Coordenadora: Adriana Mara Guimarães de Farias

E-mail: adrianaguimaraes@ufersa.edu.br

Vice-coordenador: Daniel Faustino Lacerda de Souza
E-mail: danielfaustino@ufersa.edu.br

20 de Abril de 2016. Visualizações: 9571. Última modificação: 03/07/2018 12:26:41