Nível: Aperfeiçoamento
Situação: Concluído
Objetivo geral
Promover a formação continuada dos professores da Educação Básica da rede pública de ensino em nível de aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado para o estudante com Transtorno do Espectro Autista.
Objetivos Específicos
– Refletir sobre as concepções dos Transtornos do Espectro Autista na perspectiva da Educação Inclusiva, compreendendo as políticas públicas para com o aluno com Transtornos do Espectro Autista e suas abordagens educacionais por meio da produção e utilização de materiais acessíveis; Discutir sobre a prática do professor do Atendimento Educacional Especializado para as necessidades educacionais e sociais dos estudantes com transtornos do espectro autista na escola regular a partir da criação,
avaliação e modificação do plano de AEE; Desenvolver aprendizagens significativas, mediante o contexto educacional dos docentes, a fim de promover discussões e condutas flexíveis às quais possam reorganizar suas práticas para a promoção o desenvolvimento da aprendizagem, da comunicação e autonomia dos estudantes com transtorno do
espectro autista; Instigar a aprendizagem colaborativa e participativa, promovendo transformações educacionais no currículo, nas práticas, nos espaços físicos e nas atitudes que envolvem toda a instituição escolar com o intuito da inclusão dos alunos com transtorno do espectro autista.
Público-alvo
O curso está direcionado aos professores do Magistério da Educação Básica da Rede Pública de Ensino Municipal, Distrital ou Estadual de todo país que tenham experiência com o Atendimento Educacional Especializado ou formação na área de Educação Especial (Graduação ou Pós-Graduação).
Coordenador do Curso:
Francisco Varder Braga Junior