Nível: Especialização
Situação: Em andamento
Apresentação
A Educação Especial tem sido alvo de estudos e pesquisas por parte de profissionais de diversas áreas, principalmente da educação e da saúde, que apresentam aspectos dos mais diversos para analisar o atual cenário da educação que se pretende inclusiva para todos e todas. Um dos pontos que ganha destaque nestes estudos e que tem suscitado muitas discussões e reflexões refere-se ao processo de formação docente para trabalhar na proposta da Educação Inclusiva. Faltam profissionais com formação inicial e continuada adequada à nova realidade.
Este projeto de especialização está em consonância com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2008, que estabelece uma nova concepção de Educação Especial: passa a ser complementar ou suplementar ao ensino ministrado nas salas de aula comum. A promoção da acessibilidade é o objetivo do Atendimento Educacional Especializado – AEE. Para tanto, necessita-se qualificar os docentes para este atendimento.
Objetivo geral
- Promover a formação continuada de docentes da educação básica para atuação nas salas de Atendimento Educacional Especializado – AEE da rede pública de ensino.
Objetivos específicos
- Desenvolver aprendizagens significativas, mediante o contexto educacional dos docentes, a fim de promover discussões e condutas flexíveis que envolvam a prática docente;
- Promover a apropriação de conhecimentos que possam levar os docentes da educação básica a refletir sobre suas práticas e reorganizá-las numa perspectiva inclusiva;
- Instigar a aprendizagem colaborativa e participativa, promovendo transformações educacionais no currículo, nas práticas, nos espaços físicos e nas atitudes que envolvem toda a instituição escolar.
Público-alvo: Docentes da educação básica da rede pública do país.
Carga-horária: 360 horas
Coordenador do curso: Dr. Davi da Costa Almeida (davi.almeida@ufersa.edu.br)
Turmas ofertadas:
1ª Turma – Junho/2016 a Julho/2017 (Concluído)
2ª Turma – Agosto/2023 a Agosto/2024 (Em andamento)
3ª Turma – Agosto/2024