Nível: Especialização
Situação: Concluído
Objetivo geral
Promover a formação continuada de docentes da educação básica para atuação nas salas de Atendimento Educacional Especializado – AEE da rede pública de ensino.
Objetivos específicos
Desenvolver aprendizagens significativas, mediante o contexto educacional dos docentes, a fim de promover discussões e condutas flexíveis que envolvam a prática docente; Promover a apropriação de conhecimentos que possam levar os docentes da educação básica a refletir sobre suas práticas e reorganizá-las numa perspectiva inclusiva; Instigar a aprendizagem colaborativa e participativa, promovendo transformações educacionais no currículo, nas práticas, nos espaços físicos e nas atitudes que envolvem toda a instituição escolar.
Público-alvo
Docentes da educação básica da rede pública do país.
Perfil do egresso
O egresso do curso de especialização em AEE estará capacitado a realizar atendimentos nas salas de recursos multifuncionais das escolas de educação básica, favorecendo o aprendizado, a socialização e a autonomia dos educandos com necessidades educacionais especiais e com deficiência. Para tanto, ele deverá ser capaz de elaborar planos de AEE para cada um dos alunos que estiverem frequentando a sala de recursos multifuncionais. Também deverá atuar junto aos demais docentes, visando orientá-los na adoção de metodologias que eliminem ou minimizem as barreiras para inclusão desses alunos, para que estes possam se desenvolver com a qualidade desejada. O curso deverá capacitá-los, ainda, a compreender a proposta de Educação Inclusiva, disseminando-a em sua escola, junto aos demais docentes e discentes, à gestão da escola e à comunidade (famílias dos estudantes).
Carga horária
360h
Coordenador: Francisco Varder Braga Junior