#Evento: SHIAM – Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática

Ensino, Estudante, Pesquisa 14 de março de 2019. Visualizações: 820. Última modificação: 14/03/2019 20:13:43

Entre os dias 17, 18 e 19 de julho acontece, em Campinas/SP, o SHIAM – Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática que parte da premissa de que os educadores necessitam constituir comunidades investigativas locais que discutam, analisem, sistematizem, teorizem e escrevam sobre seu trabalho, buscando compreendê-lo e transformá-lo de acordo com os desafios e necessidades de cada realidade escolar.

Nesta perspectiva, o evento está em sua 7ª edição, com um histórico de pesquisa e colaboração envolvendo pesquisadores e professores em diferentes temáticas: colaboração e desenvolvimento profissional; Aprendizagens e Desafios em Comunidades de Professores que Ensinam Matemática; Experiências sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática; Estudos e problematizações de aulas como alternativas ao desenvolvimento profissional docente e à melhoria do ensino e da aprendizagem matemática.

Em 2019 o VII SHIAM terá como temática “A necessidade de uma mudança de foco na Formação de Professores e o papel central do Conhecimento Especializado do professor e dos contextos formativos”, onde se pretende ampliar e consolidar este espaço formativo, sendo o Seminário uma instância nacional onde professores que ensinam matemática e pesquisadores tenham oportunidade de socializar, discutir e refletir especificamente suas diferentes experiências, necessidades e investigações de e em aulas de matemática.

As inscrições estão abertas e poder sem feitas através do site do evento: https://www.cempem.fe.unicamp.br/shiam