27 de Novembro: Dia Nacional da Educação a Distância

EAD 27 de novembro de 2023. Visualizações: 126. Última modificação: 05/12/2023 14:08:10

No dia 27 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Educação a Distância. A data foi proposta pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) em 2003 e oficializada em 15 de janeiro de 2018, pela Lei nº 13.620.

A educação a distância reduz distâncias e contribui bastante para aproximar mais brasileiros ao tão sonhado curso superior. Muita gente talvez não saiba, mas apenas 15% (menos de 30 milhões de brasileiros) têm ensino superior completo, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em 2017. As estimativas indicam que para chegarmos aos 40 milhões de brasileiros com educação superior muita água precisa correr por debaixo da ponte, e isso pode levar ao menos mais uns 20 anos.

“Nesse dia, além reconhecermos a importância e o valor social da Educação a Distância com a ampliação do acesso dos alunos, a flexibilidade nos estudos e a inovação pedagógica, reforçamos o compromisso em promover uma Educação a Distância pública, gratuita e de qualidade”, enfatizou o coordenador geral do NEaD/Ufersa, Ângelo Gustavo.