Moodle na Prática: 7ª edição concluída com grandes resultados

Capacitação, EAD 10 de julho de 2020. Visualizações: 948. Última modificação: 10/07/2020 17:55:30

O curso de extensão Moodle na Prática conclui, nesta semana, a sétima edição com inúmeros saldos positivos. Esta se caracterizou como a maior de todas, com 354 inscrições, e uma média de 60% de alunos concluintes e aprovados.

O professor do curso, Ulisses de Melo, acredita que, com maior parte do público formado por servidores da UFERSA – professores e técnicos-administrativos, “o curso foi muito importante para apresentar à Educação a Distância para alguns que não a conheciam ou que tinham uma opinião já formada sobre o assunto e às vezes, até negativa ou mesmo, pejorativa. Tenho certeza que conseguimos fazê-los mudar seus conceitos e visualizar a EaD como viável nas mais diversas situações e níveis educacionais”.

A aluna do curso, Elaine Welk, parte do corpo docente da Ufersa, destacou: “O curso foi simplesmente maravilhoso! Superou as minhas expectativas. Parabéns a todos da equipe do Nead envolvida no curso. Aprendi bastante sobre o ensino a distância e os recursos disponíveis. Tais conhecimentos foram essenciais para o meu crescimento profissional. Por fim, só tenho a agradecer.”

O também professor Bruno Emmanuel, vinculado como discente do Moodle na Prática, afirmou que “foi uma excelente oportunidade de ampliar o conhecimento em educação”, além disso, reforçou que irá incorporar as aulas a maioria dos ensinamentos acumulados durantes o curso. “O EaD será parte permanente da vida profissional na Universidade”, finalizou.

Quanto aos desistentes, a pesquisa realizada indicou que, em geral, foram de participantes que não conseguiram conciliar as atividades do curso com as demais demandas profissionais ou mesmo pessoais.

A Coordenação Geral do NEaD/Ufersa informa que em breve serão lançadas novas seleções para o curso que tem somado de forma rica à construção de uma educação inclusiva e de qualidade.

O curso

O Moodle na Prática tem como objetivo apresentar os Ambientes Virtuais de Aprendizagem como tecnologia passível de uso e exploração no contexto acadêmico atual, servindo como sala de aula não apenas para cursos ofertados na modalidade a distância, mas também como apoio aos cursos ofertados de forma presencial ou semipresencial em qualquer Instituição de Ensino Superior atual. O público alvo envolve os docentes, técnicos-administrativos da UFERSA e público externo, contemplando professores formadores, tutores a distância, tutores presenciais e demais interessados em Educação a Distância.