Moodle: NEaD disponibiliza cadastro para criação de disciplinas do ensino presencial e novas formações

EAD 23 de maio de 2020. Visualizações: 1914. Última modificação: 23/05/2020 04:44:56

Diante das configurações sociais resultantes do distanciamento social necessário para conter a Pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19), e com o objetivo de promover apoio aos diversos níveis de ensino da Universidade Federal Rural do Semiárido de forma mais rápida e assertiva, o Núcleo de Educação à Distância disponibilizou um formulário de cadastro da solicitação para criação de disciplinas e cursos no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.

Através do Moodle, o ensino presencial poderá se apoiar em diversos recursos de tecnologia de informação e comunicação dentro do que se configura como uma sala de aula virtual.

O NEaD destaca que o processo pode levar até 48h úteis para finalização e que, para maior rapidez, o preenchimento correto e completo do formulário é fundamental.

Para saber mais sobre o moodle e acessar o formulário clique aqui.

Formações

Concomitante a este apoio na construção e mediação de disciplinas online, o NEaD está executando a sétima edição do curso de extensão Moodle na Prática. Este tem atendido 350 pessoas matriculadas, entre alunos, professores, servidores da Ufersa, assim como a comunidade externa, que buscam o aperfeiçoamento no uso dos recursos do ambiente virtual em todo o processo de ensino-aprendizagem.

O Moodle na Prática tem como objetivo apresentar os Ambientes Virtuais de Aprendizagem como tecnologia passível de uso e exploração no contexto acadêmico atual, servindo como sala de aula não apenas para cursos ofertados na modalidade a distância, mas também como apoio aos cursos ofertados de forma presencial ou semipresencial em qualquer instituição.

Novidade!

Com inscrições esgotadas para o sétimo Moodle na Prática e atendendo à crescente e contínua demanda de formação para utilização do Moodle, o NEaD também está implementando o Curso de Ambientação Básica no Moodle.

Em processo de formalização, este curso funcionará totalmente à distância, sem acompanhamento tutorial regular e com foco na autonomia do participante, que, ao ingressar no curso, terá acesso aos materiais e videoaulas que lhe apresentarão as funcionalidades do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle para uso por alunos e para administração de curso como professor.

Neste formato mais objetivo e autônomo, o estudante não terá acompanhamento tutorial, tendo que estudar os materiais e assistir as videoaulas disponibilizadas e, de forma prática, testar os recursos em um curso de testes que o  terá acesso como perfil de professor, podendo editar, inserir, modificar ou excluir recursos.

Quando se sentir preparado, o participante notificará a coordenação do curso, que avaliará este curso teste, a partir de uma série de critérios e padrões definidos.

Este curso se caracteriza como ação de ensino rápida a ser realizada em cárater excepcional buscando apresentar de forma objetiva os recursos que o Moodle dispõe aos docentes. O Gerente de Redes e Ambientes Virtuais, Ulisses de Melo, destaca que “caso o estudante ou professor não se sinta preparado para este tipo de oferta e prefira realizar um curso mais longo, com acompanhamento docente e tutorial regular, o NEaD/UFERSA realizará em breve novas turmas do curso Moodle na Prática, que atende a estes requisitos”.

Em breve serão disponibilizadas as informações de inscrição e requisitos.