NEaD/Ufersa tem representantes embaixadoras do curso REA

Capacitação, EAD 5 de novembro de 2019. Visualizações: 540. Última modificação: 05/11/2019 03:22:10

Com o objetivo de disseminar o conceito e multiplicar os usuários dos Recursos Educacionais Abertos (REA), trinta embaixadores da CAPES fizeram o curso de formação e agora colocam em prática as ações nas universidades e institutos de pesquisa.

As embaixadoras Francisca Perez e Maria de Lourdes Fernandes, do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), no Rio Grande do Norte, falaram sobre a importância do tema para a academia. Perez lembrou que os REA “ajudam, tanto no aprendizado dos alunos, quanto na qualidade do ensino dos professores, facilitando a produção e o compartilhamento de materiais de diferentes grupos culturais e linguísticos”.

A Coordenadora do NEaD/Ufersa, Maria de Lourdes Fernandes, destacou a relação dos REA com a modalidade de ensino à distância e suas potencialidades na democratização da informação e do conhecimento de forma segura.

Os REA são materiais de qualquer suporte ou mídia de acesso universal, que estão sob domínio público ou licenciados, para uso ou adaptação de conteúdo.

Em 2016, foi criado o EduCAPES. São mais de 300 mil objetos educacionais gratuitos disponibilizados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) e institutos de educação superior e de pesquisa, parceiros.

(Adaptado de: Redação CCS/CAPES)