NEaD/UFERSA alcança conceito 5 em avaliação do MEC

EAD 10 de setembro de 2019. Visualizações: 1023. Última modificação: 10/09/2019 20:28:00

A Coordenação do Núcleo de Educação à Distância (NEaD/UFERSA) tem a honra de informar que, após período de avaliação para recredenciamento, o MEC divulgou o conceito 5,0 (numa escala de 0 à 5)  para o núcleo, onde leva-se em consideração critérios de 5 eixos centrais: Planejamento e Avaliação Institucional;  Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão; e Infraestrutura.

O recredenciamento institucional, assim como a transformação de organização acadêmica, transcorre dentro de um fluxo processual composto por diversas etapas, dentre as quais a avaliação in loco, que culmina em um relatório da comissão de avaliadores, em que constam aferidas as informações apresentadas pela IES, relacionadas à realidade encontrada durante a visita. É gerado, assim, o Conceito Institucional – CI, graduado em cinco níveis, cujos valores iguais ou superiores a três indicam qualidade satisfatória.

“O conceito é um reflexo do trabalho contínuo de aperfeiçoamento de metodologias sustentáveis e inclusivas de ensino, com foco na democratização da educação e na formação de professores com excelência para a Educação Básica e Superior”, destaca a Coordenadora Geral do núcleo, Lourdes Fernandes. A Gerente Acadêmica, Francisca Monteiro, reforça também a importância da docência compartilhada adotada no NEaD/UFERSA como sendo um “fator primordial para promover uma aprendizagem significativa com interação e profundidade, onde cada ator na EaD contribui de forma relevante na construção do conhecimento”.

NEaD/UFERSA e os avanços da EaD

O NEaD/UFERSA tem formado grandes profissionais para atuação na educação básica e superior. Atualmente, conta com 4 cursos de graduação à distância, Licenciatura em Computação, Matemática, Física e Química, além de cursos de pós-graduação e formação continuada voltados para temáticas como políticas públicas, atendimento educacional especializado, interdisciplinaridade, educação ambiental, quilombola e muitas outras áreas fundamentais para a demanda social, política e econômica do país, contribuindo de forma relevante com a interiorização e disseminação do Ensino Superior de qualidade e gratuito em todas as regiões do estado, proporcionando que os cidadãos não precisem se dirigir aos grandes centros urbanos ou deixem suas famílias, seus trabalhos e sua vida, em busca da tão sonhada qualificação profissional. Dessa forma, o conhecimento é disseminado sustentavelmente e pode ser aplicado em cada região, desenvolvendo as potencialidades daquela área de forma efetiva. Esse caráter social e inclusivo é presente em todas as ações de educação à distância e fortalecem a ideia e o propósito de um país mais justo e igualitário.