Início do cabeçalho do portal da UFERSA

NEaD

Formação Docente “(Re) Aprendendo a formar o profissional do novo milênio” realiza seleção para segunda edição

Capacitação, EAD 24 de maio de 2019. Visualizações: 2475. Última modificação: 24/05/2019 21:16:45

No próximo dia 31 de maio de 2019 a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), em parceria com o Núcleo de Educação a Distância (NEaD) e a Coordenação do curso de Medicina da UFERSA iniciará a segunda edição do curso de Formação Docente com o tema “(Re) Aprendendo a formar o profissional do novo milênio”.

O curso tem Carga Horária de 150 horas, sendo 90 horas presenciais divididas em 5 módulos, no Campus Central da Ufersa em Mossoró, e 60 horas em EaD (Via plataforma Moodle).

O curso de capacitação visa contribuir para a formação docente em facilitação de processo educacionais, com ênfase em metodologias ativas de ensino-aprendizagem, para atuarem como docentes/facilitadores de programas educacionais orientados por competência, baseados em problemas e centrados nas necessidades de aprendizagem dos educandos e das necessidades da comunidade local. A partir daí, objetiva-se atuar segundo uma concepção sociointeracionista da educação, voltada à transformação das práticas dos educandos; instrumentalizar os docentes para o planejamento de ensino e gestão de currículos; capacitar os docentes a atuarem como facilitadores em metodologias ativas de ensino aprendizagem; e habilitar os docentes no que se refere à avaliação da aprendizagem.

Nesse sentido, o público-alvo do curso são profissionais que busquem adequar-se a um mercado que exige a formação com perfil de responsabilidade social, liderança e excelência técnica nesse contexto onde torna-se imprescindível a construção de um novo perfil de professor atento para as demandas sociais, bem como que utilize métodos de ensino mais atrativos e centrados no aluno.

Acesse aqui Projeto do Curso

Acesse aqui as Inscrições Homologadas

 

I Edição

 

A participação na primeira edição do curso foi considerada surpreendente pela equipe. “Tivemos alunos de diferentes cursos e Campi (Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros) e dos mais diferentes cursos: Veterinária, Zootecnia, Engenharia da Pesca, Direito, Letras, CeT, Engenharia Civil, Medicina, dentre outros. Houve participação também de tutores e coordenadores de cursos EaD da UFERSA. A troca foi riquíssima, provando que a interdisciplinaridade pode ser uma grande aliada no enfrentamento das mudanças nos processos de trabalho. Além desses, houve, ainda, a participação de muitos coordenadores de curso e membros do NDE. Esperamos, com isto, ter dado um pontapé em mudanças importantes na discussão e construção coletiva das práticas pedagógicas exigidas para formação de um novo profissional, que responda as demandas sociais e tenha um perfil de liderança e responsabilidade social” explicou Andréa Taborda, coordenadora do curso.