Matemática à distância: Alunos do PIBID realizam ações em escolas parceiras

EAD 21 de maio de 2019. Visualizações: 531. Última modificação: 21/05/2019 17:32:30

Sob coordenação da Professora Doutora Luiza Helena, supervisão da professora Glenda Amâncio, ex aluna da Licenciatura em Matemática EaD, e atuação de alunos licenciandos em Matemática da modalidade à distância, foram iniciadas as aulas de programação em algumas escolas parceiras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Bolsistas de Grossos da Escola Sagrado Coração de Jesus que utilizam o laboratório do pólo Educa Grossos

Para o desenvolvimento das atividades do programa, foi utilizado o Scratch, ferramenta gratuita desenvolvida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) para ensino de programação para crianças. A programação está sendo utilizada para desenvolver habilidades nas crianças e trabalhar conteúdos matemáticos. Os bolsistas do PIBID estudaram a ferramenta e desenvolveram seus próprios jogos matemáticos, envolvendo: as quatro operações, expressões numéricas, polígonos, potenciação, raciocínio lógico e tabuada. Alguns exemplos de jogos são:: jogo da memória, labirintos e até mesmo o”jogo da cobrinha”, todos envolvendo conteúdos matemáticos.

Nas aulas, os bolsistas ensinam para os alunos do ensino fundamental os comandos e lógica envolvida para que eles consigam programar e construir o próprio jogo.