NEaD/Ufersa participa do XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD)

EAD 30 de novembro de 2018. Visualizações: 979. Última modificação: 30/11/2018 20:29:33

Entre os dias 20 e 23 de novembro de 2018 aconteceu o XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o IV Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD),  na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus Central, localizado na Cidade do Natal, Estado do Rio Grande do Norte, promovidos pela Associação Universidade em Rede (UniRede).

Em 2018 o ESUD teve como tema “Educação em rede: construindo uma ecologia para a cultura digital” e congregou palestrantes nacionais e internacionais, pesquisadores, professores, alunos, tutores e demais interessados no tema, constituindo-se num espaço privilegiado de discussões, reflexões, troca de saberes, interconexão de experiências vivenciadas em diferentes contextos e realidades, na busca de uma nova ecologia para uma sociedade permeada pela cultura digital.

Na oportunidade, representantes da equipe do NEaD participaram com publicação e apresentação de artigos intitulados “Interiorização do Ensino Superior a Distância” e “O papel do Professor na Educação a distância: características, desafios e proposições”, que buscam contribuir com a discussão científica voltada para a modalidade à distância e disseminar as ações realizadas no Núcleo de Educação a Distância da UFERSA,

Além disso, a equipe participou de palestras, conferências, mesas de debate e oficinas sobre temáticas específicas de cada setor que compõe o NEaD da UFERSA, com destaque: Participação em palestra sobre o tema “Educação em rede: construindo uma ecologia para a cultura digital; Participação na mesa de debate “Redes internacionais de Educação a Distância: realidade ou utopia?; Participação Na oficina “Ferramentas Digitais e Práticas Educacionais Colaborativas para Educadores 3.0″; Participação na oficina ” Gestão do SisUAB”; Participação Na oficina “Ideia, celular, ação! – produzindo conteúdos na palma da mão”; Participação em mesa de debate sob o tema “Pós-graduação a Distância: entre a legislação e a prática”; Participação da mesa de debate “Acessibilidade e EaD: experiências e proposições; Participação da mesa de debate “Educação superior, inovação e equidade; Participação da mesa de debate “Cenários da Educação em Rede: desafios e perspectivas.

Para a Gerente Acadêmica do NEaD/UFERSA, Francisca Monteiro da Silva Perez, ter participado do ESUD “foi uma oportunidade de conhecer pessoas que trabalham também com Educação a Distância de todo o país, compartilhar experiências, vivências e se atualizar na área. É uma forma de se qualificar ainda mais”, comenta a professora. Já Maria de Lourdes Fernandes de Medeiros, Coordenadora do NEaD/UFERSA,  destacou a relevância de estar presente todos os dias no ESUD “por ser o maior congresso de Educação Superior a Distância do Brasil, onde podemos debater, discutir e aprender sobre essa modalidade de ensino e como a mesma vem acontecendo em todo país”. Para o Coordenador adjunto do núcleo, Odacir de Almeida Neves, foi importante participar “porque foi um momento de podermos aprender, ouvir as diversas experiências da EaD no mundo. Que podemos avançar, a partir de uma boa gestão e organização”.

Para mais informações do evento: www.esud2018.ufrn.br