Início do cabeçalho do portal da UFERSA

NEaD

Novas Turmas EaD: Divulgado Calendário de Atividades e lançado Evento de Acolhida

EAD, Ensino 15 de setembro de 2017. Visualizações: 5098. Última modificação: 13/10/2017 21:58:50

A coordenação do Núcleo de Educação a Distância (NEaD/UFERSA) divulga o aqui das novas turmas, referentes aos editais 003/2017 e 006/2017 para ingresso nos Cursos de Licenciatura à distância. Até o dia 30 de setembro de 2017 serão realizadas as convocações da lista de espera através de contato telefônico e/ou e-mail, de acordo com a atualização de desistentes e/ou demais casos de remanejamentos de vagas.

Dentre outras atividades, o calendário prevê para o dia 14 de outubro de 2017 o Evento de Acolhida dos novos alunos da EAD/UFERSA, à ser realizado no Campus Central da UFERSA em Mossoró. Os alunos, professores, tutores e coordenadores deverão responder o formulário de indicação de participação para validar a inscrição no evento, e aqueles que não estarão presentes devem preencher o mesmo formulário e justificar a ausência.

A participação no evento é de suma importância para familiarização com a modalidade, para compreensão do papel do aluno e dos demais atores envolvidos no processo, assim como para promover uma troca construtiva a partir das discussões de Mesas Redondas e Palestras.

Após o evento de acolhida, no dia 16 de outubro de 2017 será iniciado oficialmente o semestre letivo 2017.3 com o Curso Preparatório para a EaD – Parte I que ocorrerá no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Os alunos que não acessarem o  Moodle até o dia 30 de outubro, terão suas pré-matrículas canceladas, sendo convocado o próximo candidato da lista de espera. Para acesso ao ambiente o usuário (login) e senha inicial será o número do CPF do aluno. A senha deverá ser alterada logo no primeiro acesso, liberado do dia 16 de outubro de 2017 (atualizado).

Abaixo listamos algumas dúvidas principais sobre o Processo Seletivo e início dos cursos. Para mais informações: atendimento.nead@ufersa.edu.br

Dúvidas Frequentes

Por que 2017.3 foi necessário?

O semestre 2017.3 foi necessário devido a necessidade de iniciar os cursos, porém, manter a regularidade do calendário acadêmico com férias em janeiro e retorno para o semestre 2018.1 previsto para o dia 15 de fevereiro de 2018.

Como funcionará o semestre letivo 2017.3 para os novos alunos da Educação a Distância da UFERSA?

No semestre letivo 2017.3 o aluno participará do curso de preparatório para a Educação a Distância, pré-requisito para sua continuidade na graduação a distância. O curso será dividido em duas partes: Ambiente Moodle e Introdução a Educação a Distância, os quais já dispõem das datas e ações previstas no calendário.

De uma forma geral, como funciona os cursos?

Os cursos funcionarão na modalidade à distância com ações realizadas prioritariamente no ambiente virtual de aprendizagem utilizado pela UFERSA, com disponibilidade de videoaulas, atividades on-line, fóruns, chats e assistência diária de professores ou tutores através de espaços de interação síncronos e assíncronos em cada componente curricular, além de atendimento e apoio psicopedagógico on-line. É necessário que os discentes acessem o ambiente virtual regularmente a fim de acompanhar a evolução dos conteúdos e atividades de cada componente curricular

Quanto tempo vai durar o curso?

Os cursos terão duração mínima de oito semestres letivos (quatro anos).

Onde funcionará os cursos?

Todas ações presenciais dos cursos serão realizadas no Polo de Apoio para o qual o aluno foi aprovado, estes localizados em nosso site na aba Polos. Além disso, o polo dispõe de toda uma estrutura de apoio ao estudante, envolvendo sala para estudos, biblioteca, laboratório de informática, sala de tutorial, internet, etc. Além de contar com o tutor presencial para auxiliar o estudante em todas as suas demandas acadêmicas.

Como e quando serão as avaliações presenciais?

Em cada componente curricular, serão realizadas, pelo menos, duas avaliações de forma presencial nos polos de apoio, atendendo às legislações vigentes. As avaliações serão aplicadas aos sábados, sendo estes determinados em calendário de atividades divulgado antes do início de cada semestre letivo. Estas avaliações presenciais podem constar de provas, apresentação de seminário, trabalhos em grupo, ou qualquer outro instrumento avaliativo definido pelo professor da disciplina. As avaliações poderão dispor do auxílio de tutores para a sua aplicação, a depender do planejamento dos docentes e equipe pedagógica do NEaD.

Como são os materiais didáticos adotados pelo curso? 

Para cada componente curricular serão disponibilizados materiais produzidos pela UFERSA ou disponíveis na base de apoio do sistema UAB, ambos desenvolvidos especificamente para a educação à distância, ou ainda materiais disponíveis em bibliotecas virtuais. Não é prevista a entrega destes materiais de forma impressa, apenas virtual, por meio de arquivos em formato PDF, livros digitais (e-books) ou equivalentes.

Onde serão as aulas práticas em laboratório do curso de Física e Química?

Os Polos de Apoio Presencial onde os cursos de Física e Química serão ofertados são os campi da UFERSA de Angicos e Pau dos Ferros, os quais dispõem em suas estruturas dos laboratórios necessários para realização das ações práticas. A única exceção é o caso de Caraúbas, que apenas as atividades de laboratórios serão realizadas no Campus da UFERSA, as demais ações serão realizadas normalmente no Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil daquela cidade.

Como faço para acessar o ambiente virtual de aprendizagem?

O Núcleo de Educação a Distância da UFERSA adota como Ambiente Virtual de Aprendizagem um sistema chamado Moodle, este se caracteriza como a sala de aula de um curso a distância, onde o aluno terá à disposição todos os materiais e conteúdos necessários, tarefas, videoaulas e diversos recursos que possibilitam a comunicação com os tutores, professores e demais colegas do curso.

O acesso ao Ambiente Moodle (moodle.ufersa.edu.br) será através do número do CPF do estudante. O usuário (login) e senha inicial serão seu número do CPF. A senha deverá ser alterada logo no primeiro acesso.

Quando terei acesso ao ambiente Moodle?

Segundo o calendário acadêmico 2017.3, o Curso Preparatório para a EAD terá início no dia 16 de outubro, nesse sentido, na semana anterior, especificamente no dia 12 de outubro, os alunos já poderão acessar o ambiente e se familiarizar com algumas de suas funcionalidades.

Quando será divulgado meu número de matrícula institucional?

Após o término do Curso preparatório para a Educação a Distância, os números de matrícula institucional serão gerados Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFERSA.

Quando posso realizar meus aproveitamentos de disciplinas já cursadas em outros cursos?

Quando os números de matrículas forem gerados e divulgados aos alunos, a partir deste momento ele poderá requerer aproveitamento dos componentes curriculares já cursados na UFERSA ou em outra instituição de ensino, seguindo as normas previstas e preenchendo os documentos necessário a saber:

  • Requerimento para aproveitamento de disciplinas (um para cada pedido) disponível em: https://nead.ufersa.edu.br/formularios/
  • Ementa da disciplina cursada carimbada ou com código de autenticação eletrônico
  • Histórico escola contendo a aprovação e nota obtida na disciplina pretendida, carimbado ou com código de autenticação eletrônica.

O aluno poderá entregar seu requerimento no Polo de Apoio Presencial ou diretamente no NEaD/UFERSA dentro do prazo estabelecido.

Como serão as matrículas do semestre 2018.1?

A matrícula acadêmica será automaticamente realizada em todas as disciplinas do semestre da nova Estrutura Curricular do curso de licenciatura para o qual o candidato tenha sido aprovado com início previsto para 15 de fevereiro de 2018.