I Encontro das Licenciaturas EaD da Ufersa: Resultados e novas edições

EAD 19 de dezembro de 2018. Visualizações: 861. Última modificação: 19/12/2018 14:28:04

Nos últimos dias 14 e 15 de dezembro de 2018 foi realizado, através do Núcleo de Educação a Distância (NEaD/Ufersa),  o I Encontro das Licenciaturas EaD da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), com o tema “Educação e tecnologia: Ensinar e aprender nos diferentes contextos”. O evento aconteceu no Campus Central da Ufersa, no Auditório Amâncio Ramalho e Central de Aulas 03.

Na sexta, 14, o credenciamento foi iniciado às 18h e foi realizada a Conferência de Abertura a partir das 19h, no Auditório Amâncio Ramalho. O evento teve início com apresentação cultural do Núcleo de Ensino de Música (NUEM/Ufersa) e formação da Mesa de Abertura com a Coordenadora Geral do NEaD/Ufersa, Maria de Lourdes Fernandes de Medeiros, o Diretor do Centro de Ciências Exatas e Naturais, Rafael Castelo Guedes Martins, o Coordenador do Curso de Licenciatura em Física, representando todos os coordenadores da modalidade à distância, Geovani Ferreira Barbosae José Erimar Dos Santos, professor da Licenciatura em Educação do Campo, representando a Reitoria.

De modo geral, os integrantes da mesa destacaram a importância do evento para a EaD e para a educação básica e superior da região,  assim como a pertinência do olhar para as licenciaturas e o futuro dos professores no atual contexto social, econômico e político. Lourdes Fernandes destacou também a importância do evento como ferramenta de integração entre os atores envolvidos na EaD/Ufersa, sejam professores, tutores, e os futuros docentes dos Cursos de Licenciatura em Física, Computação, Matemática e Química dos diversos polos.

Após os pronunciamentos da Mesa, foi iniciada a Palestra de Abertura, às 20h, com o Professor convidado Dr. Degmar Francisco dos Anjos, discutindo o tema “Educação e tecnologias: ensinar e aprender nos diferentes contextos”. A partir das experiências e contextualizações teóricas e práticas, Degmar tratou, com excelência, das configurações educacionais a partir de três eixos principais: a gestão, o docente e o discente, contemplando todos os públicos presentes no evento.

Professor Dr. Degmar dos Anjos ministra Palestra de Abertura

No sábado, 15, pela manhã, foram realizados os Minicursos e a Mesa de Discussão, apresentando feedback positivo dos participantes acerca das temáticas, discussões e metodologias. Foram ofertados 07 minicursos nas áreas de Química, Física, Matemática e Computação, além daqueles voltados para a prática pedagógica. À tarde, os congressistas com trabalhos aprovados expuseram os banners para avaliação, tendo destaque a qualidade e inovação das submissões. O evento finalizou com sorteio de brindes para os participantes.

Participação discente

Para os alunos o evento configurou uma oportunidade de conhecimento, integração e troca enriquecedora, assim definiu a aluna do Curso de Licenciatura em Física à distância, do polo Angicos, Silvanete Macêdo da Silva.

Silvanete Macêdo, discente da Licenciatura em Física à distância

Natural de Santana do Matos, Silvanete ressaltou ainda que é apaixonada pelo curso e que a modalidade possibilita que uma mãe, que trabalha e mora no interior possa ter acesso ao Ensino Superior de qualidade e representa a possibilidade de um futuro melhor para a família e para a própria região.

Próximas edições

O evento contou com uma média de 200 participantes, entre professores, tutores, alunos e comunidade interessada. Diante do sucesso do evento e da pertinência das discussões nas respectivas mesas e minicursos, a Coordenação do NEaD/Ufersa comemora e confirma novas edições para o Encontro das Licenciaturas EaD da Ufersa, com aperfeiçoamento e ampliações a partir dos resultados da primeira edição.

Certificados

Os certificados de participação estarão disponíveis no site do evento no Moodle por categorias nas seguintes datas:

• Até o dia 21 de dezembro de 2018
    • Certificado de participação nos minicursos
    • Certificado de apresentação de trabalho como banner
  • Até o dia 05 de janeiro de 2019
    • Certificado de participação na Conferência de abertura com o tema: Educação e tecnologias: ensinar e aprender nos diferentes contextos
  • Até o dia 10 de janeiro de 2019
    • Certificado de avaliador de banners
    • Certificado de organização de evento e membro de comissão