Formação Docente:  Curso “(Re) Aprendendo a formar o profissional do novo milênio” finaliza sua primeira turma

Capacitação, Ensino 23 de novembro de 2018. Visualizações: 2842. Última modificação: 19/02/2019 17:25:01

O curso de Formação Docente com o tema “(Re) Aprendendo a formar o profissional do novo milênio”, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), em parceria com o Núcleo de Educação a Distância (NEaD) e a Coordenação do curso de Medicina da UFERSA, nos nomes das professoras Maiara de Moraes, Tammy Rodrigues e Andrea Taborda, está finalizando, com muita honra, sua primeira turma em 2018.

O curso de capacitação iniciou em abril de 2018 e tem visado contribuir para a formação docente em facilitação de processo educacionais, com ênfase em metodologias ativas de ensino-aprendizagem, para atuarem como docentes/facilitadores de programas educacionais orientados por competência, baseados em problemas e centrados nas necessidades de aprendizagem dos educandos e das necessidades da comunidade local. A partir daí, objetivou-se atuar segundo uma concepção socio-interacionista da educação, voltada à transformação das práticas dos educandos; instrumentalizar os docentes para o planejamento de ensino e gestão de currículos; capacitar os docentes a atuarem como facilitadores em metodologias ativas de ensino aprendizagem; e habilitar os docentes no que se refere à avaliação da aprendizagem.

A participação no curso foi considerada surpreendente pela equipe. “Tivemos alunos de diferentes cursos e Campi (Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros) e dos mais diferentes cursos: Veterinária, Zootecnia, Engenharia da Pesca, Direito, Letras, CeT, Engenharia Civil, Medicina, dentre outros. Houve participação também de tutores e coordenadores de cursos EaD da UFERSA. A troca foi riquíssima, provando que a interdisciplinaridade pode ser uma grande aliada no enfrentamento das mudanças nos processos de trabalho. Além desses, houve, ainda, a participação de muitos coordenadores de curso e membros do NDE. Esperamos, com isto, ter dado um pontapé em mudanças importantes na discussão e construção coletiva das práticas pedagógicas exigidas para formação de um novo profissional, que responda as demandas sociais e tenha um perfil de liderança e responsabilidade social” explicou Andréa.

O curso compreende uma carga horária de 150 horas, com 90 horas presenciais divididas em cinco Módulos, que ocorreram em 7 encontros, e 60 horas À distância, via Moodle – o ambiente virtual de aprendizagem adotado pela Ufersa. Foram utilizadas metodologias ativas que foram ensinadas durante o trajeto, como forma do professor vivenciá-las, como: PBL, TBL, fishbowl, dentre outras. O curso também utilizou muito a perspectiva das narrativas reflexivas e construções em grupo. Para finalização do mesmo os alunos apresentaram uma matriz de planejamento de suas disciplinas, a partir de uma formação por competências crítico-reflexivas.

O curso solicitou avaliação à cada módulo, encontrando um feedback positivo e construtivo que, agora, configura o principal estímulo na busca de novas parcerias para ampliar o processo e desenvolvê-lo de maneira contínua e ampliada. No último encontro presencial, em 09 de novembro, por exemplo, as discussões e revisões demandaram a perpetuação de práticas de formação deste viés dentro da instituição. De acordo com a professora Andréa Taborda, “o objetivo é de troca de saber e possibilidades, com os participantes se auxiliando nos processos de mudança e também trazendo uma contribuição institucional de apoio a formação docente. As atividades Ead finalizam em janeiro quando serão divulgados os resultados finais alcançados pelo curso”.