I Encontro das Licenciaturas EaD da UFERSA

EAD, Estudante 18 de outubro de 2018. Visualizações: 4093. Última modificação: 19/12/2018 14:13:36

Nos dias 14 e 15 de dezembro de 2018 será realizado o I Encontro das Licenciaturas EaD da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), com o tema “Educação e tecnologia: Ensinar e aprender nos diferentes contextos”. O evento acontecerá no Campus Central da Ufersa, no Auditório Amâncio Ramalho e Central de Aulas 03, e configura uma ação do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) como forma de integrar professores, tutores, os futuros docentes dos Cursos de Licenciatura em Física, Computação, Matemática e Química, ofertados pela Ufersa à distância, e comunidade interessada em temáticas atuais e relevantes sobre a Educação, de modo geral, com enfoque na educação a distância, suas metodologias e perspectivas. Além disso, o evento é uma oportunidade dos estudantes de todos os polos de apoio presencial se conhecer e discutirem suas experiências, apresentarem seus projetos e aprofundarem os conhecimentos adquiridos ao longo dos semestres letivos.

O I Encontro das Licenciaturas EaD da UFERSA  contará com minicursos, publicação de resumos, apresentação de trabalhos e palestras em volta da temática central. A programação foi pensada como forma de propor discussões e caminhos entre os atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, assim como estimular os discentes a se engajarem na sua profissão, a partir da compreensão dos desafios que a educação vivencia frente às tecnologias digitais em um cenário de constante transição.

As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas e abertas a docentes, discentes e comunidade externa interessada na temática, sendo realizadas de 16 de outubro a 07 de dezembro  13 de dezembro (ou até o limite de vagas) através de formulário disponível no site do núcleo (www.nead.ufersa.edu.br).

Sexta – 14 de dezembro
18h00 – Credenciamento
19h00 – Apresentação cultural NUEM
19h30 – Abertura e pronunciamentos oficiais
20h00 – Conferência de abertura com o tema: Educação e tecnologias: ensinar e aprender nos diferentes contextos
21h00 – Coquetel cultural

Sábado – 15 de dezembro
07h00 – Credenciamento
08h00 – Minicursos e Mesa de Discussão
10h00 – Intervalo
12h00 – Encerramento dos minicursos e da mesa
13h30 – Exposição de pôster
14h30 – Encerramento e premiações

Conferência de Abertura

No dia 14 de dezembro acontece, às 19h, no Auditório Amâncio Ramalho, a Conferência de abertura com o tema “Educação e tecnologias: ensinar e aprender nos diferentes contextos”, com o convidado confirmado o Professor Dr. Degmar Francisco dos Anjos.

Degmar possui doutorado em Psicologia Social pela UFPB, mestrado em Estudos de Linguagem pela UFMT e graduação em Letras Português e Espanhol pela Unioeste. Atualmente é Docente Efetivo e Diretor de Educação Profissional do IFPB e docente colaborador no Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino do IFMT. Já exerceu os cargos de Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional (IFMT), Pró-Reitor de Ensino e Reitor Substituto (IFAC), Assessor de Reitoria (IFMT), Chefe de Departamento Geral de Educação (CEFET-MT) e Coordenador de Cursos, dentre outros. Tem experiência e pesquisas nas áreas de Educação Superior, Educação Profissional, Linguagens, Psicologia Social e Psicanálise, uma bagagem repleta de contribuições para o público-alvo do evento.

O NEaD/UFERSA

O NEaD/UFERSA tem formado grandes profissionais para atuação na educação básica e superior. Atualmente, conta com 4 cursos de graduação à distância, Licenciatura em Computação, Matemática, Física e Química, além de cursos de pós-graduação e formação continuada voltados para temáticas como políticas públicas, atendimento educacional especializado, interdisciplinaridade, educação ambiental, quilombola e muitas outras áreas fundamentais para a demanda social, política e econômica do país, contribuindo de forma relevante com a interiorização e disseminação do Ensino Superior de qualidade e gratuito em todas as regiões do estado, proporcionando que os cidadãos não precisem se dirigir aos grandes centros urbanos ou deixem suas famílias, seus trabalhos e sua vida, em busca da tão sonhada qualificação profissional. Dessa forma, o conhecimento é disseminado sustentavelmente e pode ser aplicado em cada região, desenvolvendo as potencialidades daquela área de forma efetiva. Esse caráter social e inclusivo é presente em todas as ações de educação à distância e fortalecem a ideia e o propósito de um país mais justo e igualitário.

[Visite o site do evento no Moodle clicando aqui]

Acesse aqui o formulário de inscrições no evento

Acesse aqui o formulário de inscrições dos minicursos

Mais informações e/ou dúvidas: atendimento.nead@ufersa.edu.br