Início do cabeçalho do portal da UFERSA

NEaD

NEaD realiza colação de grau dos concluintes de Computação e Matemática

EAD, Reconhecimento 28 de fevereiro de 2018. Visualizações: 1429. Última modificação: 28/02/2018 20:04:02
Na última segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018, o Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (NEaD/UFERSA) realizou a Colação de Grau dos concluintes do semestre 2017.2 dos cursos de Licenciatura em Computação e Licenciatura em Matemática da modalidade à distância. A solenidade aconteceu no Auditório Amâncio Ramalho, nos campus central da Ufersa em Mossoró, e foi presidida pelo Reitor, o professor José de Arimatea de Matos.
Autoridades da mesa da Solenidade de Colação de Grau da EaD da Ufersa
A Paraninfa da turma, Karla Demoly, discursou e apresentou importantes reflexões sobre a educação.
Adriana Mara Guimarães e Fabiane Regina da Cunha, coordenadoras dos cursos de Licenciatura em Computação e Matemática, respectivamente.
A mesa foi composta, ainda, pelo Vice-Reitor, o Professor José Domingues Fontenele Neto, pela coordenadora do NEaD, a professora Valdenize Lopes, o Pró-Reitor de Graduação, professor Rodrigo Codes, a coordenadora do curso de Licenciatura em Computação à Distância, professora Adriana Mara Guimarães, a coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática à Distância, professora Fabiane Regina da Cunha, assim como pelos homenageados: as turmas concluintes tiveram como Patrono o Professor Ulisses de Melo Furtado, e como Paraninfa Geral, a professora Karla Rosane do Amaral Demoly, que esteve na fase inicial da luta pela implementação da modalidade a distância na Ufersa e que ficou a frente do setor nos primeiros anos de funcionamento.

Em seu discurso com muitas reflexões, Karla mostrou a importância das licenciaturas para o desenvolvimento de uma educação de qualidade no país com destaque a integração das tecnologias para favorecer aprendizagens, curas de doenças, produções artísticas. A Paraninfa falou da necessidade do professor se reinventar. “A função do professor atualmente em nosso país requer desejo para invenção de formas de resistência. Em tempos duros, como este que vivemos, precisamos inventar caminhos para a Educação.”, defendeu Karla.

Orgulho

Na oportunidade, 22 concluintes pertencentes aos polos de apoio de Guamaré, São Gonçalo do Amarante, Caraúbas, Grossos, Natal e Marcelino Vieira puderam receber o grau de Licenciados em Computação e Licenciados em Matemática, concluindo uma jornada de desafios para um futuro de conquistas.

Na Solenidade foram, ainda, entregues certificados aos alunos que conseguiram os melhores rendimentos acadêmicos das duas turmas. Da Licenciatura em Computação foi laureado o concluinte Rosembergue Alison de Queiroz, e da Licenciatura em Matemática foi dada a Láurea para Mércia Karina Duarte.

O aluno orador das turmas, Sílvio Roberto Cunha, da Licenciatura em Matemática do Polo Natal, agradeceu o empenho de todos que colaboraram com os estudos ao longo desses 4 anos de graduação. “Sabíamos que nossa trajetória acadêmica exigiria sacríficos, renúncias, esforços, iniciativas, dentre outras coisas que seriam necessárias para essa nova experiência. Foram vários momentos trocados por estudo, mas para toda vitória se faz necessária a luta, como diz o livro das escrituras ‘melhor é o fim das coisas do que o início delas’. Passamos a questionar a certeza do nosso sonho, mas permaneceu a fé e convicção de que chegaria esse grande dia e poder dizer que valeu a pena”, comemorou o concluinte que já foi selecionado, via edital, para ser tutor do NEAD.

A aluna Thalia Bianca, da Licenciatura em Computação do Polo Marcelino Vieira, representou os colegas na Homenagem aos Pais, destacando a importância da família no processo da construção de um futuro melhor.

Destaques

A Coordenadora do Núcleo, a professora Valdenize Lopes do Nascimento enalteceu o esforço dos estudantes e o compromisso da equipe do NEAD. “Temos orgulho de toda a equipe do NEAD. Seja professor, técnico efetivo, seja contratado, temos uma equipe bem afinada e alinhada com a educação que mostra o compromisso transformando vidas e gerando inúmeras oportunidades para inúmeras pessoas desse estado”, falou Valdenize.

Valdenize Lopes do Nascimento

Outro destaque da solenidade foi a presença da coordenadora do curso de Licenciatura em Computação, a professora Adriana Mara Guimarães. Com uma bagagem de luta e determinação, a docente, que atualmente está à frente dos licenciandos em computação, graduou-se na Ufersa, no bacharelado em Ciência da Computação, realizou mestrado na mesma instituição, e trabalhou no NEaD como, primeiramente como programadora, posteriormente como tutora e  professora, e, em 2017, alcançou a grande conquista da efetivação como professora da instituição. Em janeiro de 2018 foi eleita pela equipe de docentes e de alunos como Coordenadora do núcleo, onde vem desenvolvendo um trabalho de dedicação e eficiência.

Adriana Mara Guimarães

“A UFERSA foi meu passado, é meu presente e desejo imensamente que seja meu futuro. Quando realizei minha matrícula no curso de computação da Ufersa em 2007, pedi a Deus que me permitisse ir o mais longe possível com essa instituição. Me formei em 2012, e ainda no mesmo já ingressei no mestrado, continuando em casa. Em 2013, ainda no mestrado, conheci um universo completamente diferente e apaixonante da instituição, o NEaD, onde iniciei como programadora.  Em 2014, iniciei a carreira de docência, como tutora dos cursos a distância, ia aos polos, conheci meus alunos que ajudei a formar e alcançar seus diplomas. Em 2015, ingressei na instituição em outra porta, me tornei professora substituta. Naquele momento estava andando lado a lado com meus professores que um dia tanto me ensinaram e me ajudaram a ser a profissional que sou hoje e a EaD nunca mais saiu dos meus planos. Mas foi em 2017 que o maior sonho se realizava, entrei pela porta definitiva, a porta do sucesso que muito trabalhei para alcançar: me tornei professora efetiva da Ufersa Campus Angicos. No mesmo ano que a minha instituição completava seus 10 anos eu celebrava 10 anos de uma longa trajetória de estudos, trabalho, sonhos e vitórias. E a jornada só tem me demonstrado que posso crescer mais ainda na minha instituição e levar ela junto comigo. Por último, alcancei a função de coordenadora do curso de licenciatura em computação à distância cheia de orgulho. Assim, apesar dos momentos difíceis que vivi, dos desafios vencidos, o que se destaca é que somos ensinados aqui na instituição para nossa vida profissional, mas também somos ensinados a como encarar a vida de frente, a cair e levantar. A vida me reserva muitos desafios ainda, mas eu tenho o apoio da melhor universidade do interior do Norte Nordeste e a 5ª melhor de todo o Nordeste.”, nos contou Adriana.

Futuro

O Reitor, o professor José de Arimatea de Matos, encerrou a solenidade agradecendo a todos e destacando que cada concluinte teria a partir daquele momento o sobrenome Ufersa na vida, na carreira. O Reitor também falou dos desafios da Educação a Distância, que foi implantada na Universidade nos tempos em que era Pró-Reitor de Graduação. E, por fim, parabenizou a vitória de cada um. “Há um provérbio chinês que diz que vitória sem luta é triunfo sem glória e vocês lutaram muito para chegar aqui. Por isso, as palavras de hoje são vitória e glória. Mas a luta não para, ela é incessante, por isso falo para não desistirem. Agora tem a Pós-Graduação, outras etapas. Vocês são vencedores. Sejam éticos, ajudem a fazer um mundo melhor, faça com dignidade e sejam muito felizes”, finalizou o Reitor.