EaD/UFERSA 2018.1: Informes do início do semestre

EAD 16 de fevereiro de 2018. Visualizações: 1667. Última modificação: 20/02/2018 17:40:12

A Coordenação do Núcleo de Educação a Distância (NEaD/UFERSA) informa que neste sábado, 17 de fevereiro, de acordo com o calendário acadêmico da modalidade, inicia o semestre letivo 2018.1 no Moodle, o ambiente virtual de aprendizagem da EaD na Ufersa.

Os alunos veteranos e novatos devem acessar o Moodle para conferir as disciplinas, conteúdos, videoaulas, informações, assim como para buscar atendimento pedagógico e manter contato com os tutores, professores e colegas de curso.

Para acessar o Moodle, os alunos veteranos devem utilizar seus usuários e senhas padrões, já os novatos devem utilizar o número do CPF para login e senha (sem pontos e sem hífen).

Informamos, ainda, que entre os dias 16 e 17 de fevereiro de 2018 haverão instabilidades nos sistemas da Ufersa, podendo provocar quedas nos sites ligados ao NEaD, o Moodle e demais sistemas da universidade. Isso acontecerá, pois, devido a SUTIC, o Data Center da UFERSA, ambiente climatizado projetado para concentrar servidores, equipamentos de processamento e armazenamento de dados, será desligado em decorrência de interrupção no fornecimento de energia do Prédio da Reitoria. Os equipamentos serão desligados como medida de segurança e proteção à própria integridade e dos dados neles alocados, uma vez que não é possível manter a refrigeração ideal no ambiente durante a interrupção de energia.

1. O que é Moodle?

O Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) é um ambiente virtual de aprendizagem, isto é, sua Sala de Aula Virtual, onde estão disponíveis todo o material de apoio à aprendizagem, os canais de comunicação com os atores envolvidos, como professores, tutores, coordenadores, equipe pedagógica e discentes dos respectivos cursos.

2. Como acesso o Moodle?

O Moodle está disponível no endereço http://moodle.ufersa.edu.br/

Os alunos veteranos devem utilizar os usuários e senhas padrões, já os novatos devem utilizar o número do CPF  (sem pontos e sem hífen) para login e senha.

3. Caso não consiga acessar, o que devo fazer?

Para problemas técnicos, dúvidas ou solicitação de demais informações contate-nos:

atendimento.nead@ufersa.edu.br

84 3317 8236

O atendimento ao público nestes canais funciona de segunda sexta, das 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30.

Problemas e dúvidas nas disciplinas devem ser reportados aos professores, tutores e/ou coordenadores através dos canais de comunicação do Moodle (chat, webconferência, fórum, etc).

4. Quando terei que comparecer ao polo?

Os cursos funcionarão na modalidade à distância com ações realizadas prioritariamente no ambiente virtual de aprendizagem. Porém, em cada componente curricular, serão realizadas, pelo menos, duas avaliações de forma presencial nos polos de apoio presencial, atendendo às legislações vigentes. Demais encontros presenciais dependerão de demandas específicas de cada disciplina, sendo estes notificados com antecedência aos discentes.

5. Como funcionam as avaliações?

Além das atividades obrigatórias do Moodle, haverão avaliações presenciais aplicadas aos sábados, sendo estes determinados em calendário de atividades divulgado antes do início de cada semestre letivo. Estas avaliações presenciais podem constar de provas, apresentação de seminário, trabalhos em grupo, ou qualquer outro instrumento avaliativo definido pelo professor da disciplina.

6. Como solicitar aproveitamento das disciplinas?

As disciplinas cursadas pelo aluno, com aprovação, em outras Instituições de Ensino Superior, autorizadas ou reconhecidas pelo Conselho Nacional de Educação, poderão ser aproveitadas na UFERSA. Para tanto, o aluno deve:

a) Preencher o Formulário de Aproveitamento de Disciplina

b) Anexar programa ou ementa da disciplina

c) Anexar histórico escolar da instituição onde a disciplina foi cursada

d) Enviar estes documentos de forma legível para o atendimento.nead@ufersa.edu.br ou entregar no polo aos tutores na ocasião dos encontros presenciais ou, ainda, diretamente na secretaria do NEaD-UFERSA em Mossoró.

Atenção! A solicitação de aproveitamento deve levar em conta as disciplinas ofertadas em cada semestre, não sendo possível solicitar aproveitamento antecipado de disciplinas que ainda serão ofertadas.

Conforme o calendário acadêmico, os aproveitamentos das disciplinas do semestre 2018.1 devem ser enviados até 24 de fevereiro.

7. Quando sairá o número de matrícula do SIGAA dos alunos novatos?

A vinculação dos ingressantes de 2017.3 e 2018.1 está em processamento. Os números de matrícula serão enviados via Moodle e E-mail logo que finalizado o processo. Esclarecemos que o vínculo com a instituição não é prejudicado e todas as disciplinas cursadas serão atualizadas no SIGAA logo que registrados os números de matrícula.